Puberdade precoce e normal

puberdade-precoce-e-normal

A puberdade compreende o período de transição entre infância e vida adulta, e é caracterizada pela maturação gonadal (ovários e testículos) com início da produção dos hormônios sexuais (estrógeno na menina e testosterona no menino). Além das mudanças físicas, este período do desenvolvimento humano é acompanhado por importantes modificações psicológicas.

Qual a idade em que se inicia a puberdade?

A puberdade ocorre em uma faixa de idade muito variável, mas, de uma forma geral, considera-se o início da puberdade normal entre os 8 a 13 anos nas meninas e 9 a 14 anos nos meninos. Quando ocorre antes desta faixa etária, consideramos puberdade precoce, e quando ocorre depois, puberdade atrasada.

Qual o primeiro sinal da puberdade em meninas?

O primeiro sinal da puberdade em meninas é o aparecimento de mamas (o que chamamos de telarca), que ocorre dos 8-13 anos de idade, seguindo-se logo depois pelo aparecimento de pelos pubianos (pubarca).

Quando ocorre o maior crescimento (estirão) em meninas?

O estirão puberal geralmente antecede a menarca e ocorre cerca de dois anos após o surgimento da mama (telarca).

Qual o primeiro sinal de puberdade em meninos?

Nos meninos, o primeiro sinal de puberdade é o aumento do volume testicular.

Quando ocorre o maior crescimento (estirão) em meninos?

Geralmente, dois anos após o crescimento do testículo.

Sempre quando ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais em meninas, significa obrigatoriamente puberdade precoce?

Não. Há o que chamamos de variantes do desenvolvimento sexual. Quando ocorre o surgimento de alguma característica sexual, porém, não há progressão. Pode haver quadros de surgimento isolado das mamas (telarca precoce), surgimento isolado dos pelos (pubarca precoce) ou até mesmo menarca precoce isolada. A distinção entre estes quadros e puberdade precoce, muitas vezes, não é fácil e somente o seguimento clinico e a análise minuciosa por um endocrinologista/ endocrinopediatra torna-se fundamental.

Quando há comprovação do quadro de puberdade precoce, qual seria o tratamento?

Primeiro deve ser feito o diagnóstico de qual o tipo de puberdade (precoce central ou precoce periférica) e qual a causa. Além do tratamento direcionado para a causa (quando necessário), é possível fazer o bloqueio da puberdade com uso concomitante ou não do hormônio de crescimento (GH).

É comum haver irregularidade menstrual no início da puberdade?

Sim. Cerca de 90% dos ciclos menstruais são anovulatórios (sem ovulação) no início da puberdade, caracterizando por ciclos muito irregulares. Somente 4-5 anos após a menarca (primeira menstruação), é que esse percentual cai para 20% de ciclos anovulatórios.

Qual a importância de se acompanhar o processo da puberdade com um especialista (endocrinologista)?

Os distúrbios puberais podem causar angústia e danos psicológicos não só nas crianças, mas também em seus familiares. O diagnóstico da alteração e o tratamento adequado são fundamentais não só com relação à questão reprodutiva, mas também com relação à estatura final da criança.

compartilhe esse artigo

veja outros artigos

Autor do conteúdo

Drª Claudia Chang

CRM SP - 110155

Graduação em Medicina UFJF/MG
Residência em Endocrinologia UNESP
Membro Sociedade Bras. Endocrinologia(SBEM)
Doutorado(PhD)pela USP
Membro da Endocrine Society
Profª. e coordenadora da Endocrinologia ISMD

dra-claudia-chang
Open chat
Por gentileza, gostaria de agendar uma consulta com a Dra Claudia Chang.