Quais seriam os suplementos mais utilizados?
Além dos polivitamínicos, suplementos para atividade física (existem vários) que vão desde suplementação de carboidratos, proteínas e aminoácidos a termogênicos.
Qual a função do suplemento alimentar?
Suprir um déficit, cuja alimentação regular não seria isoladamente capaz.
Eles têm restrições ou contraindicações? Pode-se tomar suplementos por conta própria? Em qualquer idade? Como saber a dose certa?
Sim, o uso de todo e qualquer suplemento deve ser indicado apenas por um profissional de saúde qualificado: médico ou nutricionista. A dose depende de uma série de fatores, dentre eles a idade, o déficit funcional ou alimentar envolvido, entre outros.
O ômega 3 é uma das vitaminas mais utilizadas. Todos os indivíduos teriam indicação do uso?
Embora o ômega 3 seja um ótimo suplemento, com ação de reduzir os níveis de triglicérides do sangue e aumentar o colesterol bom (HDL), em alguns indivíduos pode haver discreto aumento do LDL (colesterol ruim). Por isto, a indicação e o uso devem ser feitos somente pelo médico (endocrinologista ou cardiologista).
E a vitamina D, todos devem suplementar?
Embora atualmente haja um índice muito significativo de deficiência de vitamina D no Brasil, pois não há um programa regular de suplementação alimentar como na Europa, a indicação do uso e a dose a ser usada devem ser feitas por um endocrinologista.
E para aquelas pessoas que apresentam baixo peso, há algum suplemento para auxiliar neste processo?
Sim, mas em um primeiro momento deve-se investigar a causa. Em algumas situações, o baixo peso pode ser decorrente de uma disfunção hormonal ou alteração da absorção de nutrientes, e o correto diagnóstico torna-se fundamental. Para aqueles que o quadro é mesmo decorrente de fator genético, há possibilidade de suplementação para otimização de ganho de massa muscular, mas o centro do tratamento será sempre o exercício físico (principalmente musculação).
Quais os maiores cuidados as pessoas devem ter com os suplementos mais usados nas academias?
Isto varia muito conforme o suplemento. Por exemplo:
- Maltodextrina: carboidrato muito utilizado no pré-treino. Cuidado particular a ser feito por indivíduos com diabetes ou alteração no metabolismo de carboidrato;
- Suplemento de proteína (mais conhecida Whey): utilizado muito no pós-treino para otimização do ganho de massa muscular. Cautela maior: temos um limiar de absorção de proteína. Acima deste limiar, não há estoque e ocorre eliminação renal. Deve-se acompanhar e monitorizar a taxa de excreção protéica. Cuidado particular em pacientes que apresentam acometimento renal ou histórico de litíase renal (pedras nos rins);
- Termogênicos: muito utilizado nos EUA para queima de energia e para acelerar o metabolismo. Alguns termogênicos combinam substâncias que podem ser prejudiciais à saúde. Cautela maior com indivíduos que apresentam pressão alta ou alguma alteração cardíaca.