Afinal, o que são o colesterol e os triglicérides?
Colesterol é encontrado nas membranas celulares, como se fosse a parede das células do nosso corpo, e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. O colesterol tem um papel fundamental em muitos processos bioquímicos e é conhecido pela associação entre doenças cardiovasculares (infarto e derrame). É importante entender que há várias subfrações do colesterol: colesterol LDL (ou colesterol “ruim”), colesterol HDL (ou colesterol “bom”), colesterol total (subfração que significa a “soma” das demais) e triglicérides.
Quais as principais causas da elevação dos níveis de colesterol/triglicérides?
Os níveis de colesterol e triglicérides dependem de dois fatores: hábitos de vida (alimentação saudável e prática de atividade física) e herança genética. Atualmente, as maiores causas de elevação dos níveis de colesterol e triglicérides são decorrentes de hábitos de vida ruins, como má alimentação e sedentarismo. No entanto, há casos de pessoas que mesmo não estando acima do peso, tendo uma alimentação balanceada e atividade física regular, possuem elevação dos níveis de colesterol, estes são os casos de herança genética.
Quem está mais propenso a ter elevação dos níveis de colesterol/triglicérides?
Pessoas de qualquer idade podem apresentar elevação dos níveis de colesterol, inclusive crianças. A causa das elevações do colesterol e triglicérides está mais associada à obesidade e alimentação ruim do que à herança genética.
Quais são os maiores riscos de quem tem níveis de colesterol e/ou triglicérides elevados?
O maior risco dos níveis elevados de colesterol e triglicérides consiste em complicação cardiovascular (risco de infarto e derrame).
Como é feito o diagnóstico do aumento de colesterol/triglicérides?
Embora existam alguns sinais clínicos que são descritos nos indivíduos com excesso de colesterol ou triglicérides (hipercolesterolemia ou hipretrigliceridemia), o diagnóstico, via de regra, é feito somente pela realização de exames de sangue. Por isso, é fundamental o seguimento regular com endocrinologista, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o colesterol e triglicérides altos não dão nenhum sintoma até que ocorra a complicação (entupimento do vaso levando ao infarto e ao derrame).
Que tipo de tratamento deve ser indicado para diminuir os níveis de colesterol e triglicérides?
Muitas vezes, para diminuir os níveis de colesterol e/ou triglicérides, o endocrinologista necessita entrar com tratamento a partir de substâncias como estatinas (sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, pravastatina, pitavastatina), fibratos (fenofibrato, ciprofibrato), ezetimibe e ômega 3. Mas mais do que isto, cabe ao endocrinologista e sua equipe multidisciplinar orientar medidas não farmacológicas como dieta e exercício físico.