Remédios para emagrecer: novas regras – Revista Boa Forma

Em outubro, a ANVISA decidiu proibir o uso de inibidores de apetite à base de anfetamina e derivados, e optou pela permanência da sibutramina no mercado. A anfetamina causa dependência e a sibutramina traz uma série de efeitos colaterais, como elevação da pressão arterial e alteração do ritmo cardíaco.

“É fato que os remédios emagrecedores estão sendo usados indiscriminadamente. Caberá ao médico avaliar quando a sibutramina se mostra necessária”, fala Claudia Chang, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

E completa: “Nenhum tratamento com medicamentos terá efeito em longo prazo sem reeducação alimentar e atividade física frequente.”

compartilhe esse artigo

veja outros artigos

crescimento-e-baixa-estatura
Endocrinologia pediátrica

Crescimento e baixa estatura

O crescimento é considerado um dos melhores indicadores de saúde de uma criança. Desvios da normalidade, tanto na altura como na velocidade de crescimento, podem

leia mais »
diabetes-gestacional
Diabetes

Diabetes gestacional

Atualmente, as alterações glicêmicas são as anormalidades endocrinológicas mais comuns na gestação. Pode chegar a 13% de ocorrência. No Brasil, estima-se, em média, ocorrência de

leia mais »

Autor do conteúdo

Drª Claudia Chang

CRM SP - 110155

Graduação em Medicina UFJF/MG
Residência em Endocrinologia UNESP
Membro Sociedade Bras. Endocrinologia(SBEM)
Doutorado(PhD)pela USP
Membro da Endocrine Society
Profª. e coordenadora da Endocrinologia ISMD

dra-claudia-chang
Open chat
Por gentileza, gostaria de agendar uma consulta com a Dra Claudia Chang.