O crescimento é considerado um dos melhores indicadores de saúde de uma criança. Desvios da normalidade, tanto na altura como na velocidade de crescimento, podem indicar a presença de uma doença. Baixa estatura é um dos motivos mais frequentes de encaminhamento de uma criança ao endocrinologista.
Pais e mães sempre querem que seus filhos cresçam com saúde. No entanto, o crescimento e o desenvolvimento adequado na infância dependem de uma série de variáveis.
Quais fatores determinam o crescimento de uma criança?
O processo de crescimento depende de uma série de variáveis. Fatores genéticos e ambientais se combinam para determinar a altura final do indivíduo.
Que fatores podem interferir no crescimento?
A presença de doenças crônicas, desnutrição e deficiências hormonais são os que mais influenciam no crescimento e devem ser acompanhadas e tratadas por (endocrinopediatra).
A maioria das crianças que tem baixa estatura tem deficiência hormonal (deficiência de hormônio de crescimento, GH)?
Embora a deficiência de hormônio do crescimento (GH) seja uma causa importante de baixo crescimento (estatura), as principais causas de baixa estatura são duas: baixa estatura familiar, e retardo constitucional do crescimento e puberdade (variantes do crescimento normal).
Que tipo de tratamento deve ser indicado para a criança com baixa estatura por deficiência de hormônio do crescimento (GH)?
Nestes casos de deficiência do hormônio do crescimento indica-se o tratamento com reposição do hormônio.