O que é hipertiroidismo?
Hipertiroidismo é uma situação clínica em que há excesso na produção ou na liberação dos hormônios tireoidianos. Na verdade, o termo mais correto seria “tireotoxicose”, sendo o hipertiroidismo apenas decorrente do excesso de produção dos hormônios. Enquanto o hipotiroidismo (pouca produção hormonal) vai aumentando a ocorrência conforme a idade, o hipertiroidismo é mais comum nas mulheres mais jovens (embora homens também possam apresentar).
Quais são os sintomas do hipertiroidismo?
São vários: irritabilidade, nervosismo, insônia, palpitação (sensação do coração batendo), taquicardia (frequência cardíaca aumentada), excesso de suor, tremor, insônia, algumas pessoas podem ter labilidade emocional (chorar por qualquer coisa), emagrecimento, diarreia, entre outros.
Qual o tratamento do hipertiroidismo?
O tratamento do hipertiroidismo pode ser: medicação (tapazol ou propiltiouracil), iodo ou cirurgia. A decisão de qual a melhor indicação para cada caso é feito em conjunto pelo médico e paciente e varia conforme cada caso.
Existe algum risco em não se tratar o hipertiroidismo?
Sim! O excesso de hormônio tireoidiano pode ser muito prejudicial à saúde e pode levar a problemas cardíacos graves, como arritmias. O acompanhamento, tratamento e monitorização dos hormônios no sangue devem ser feitos rigorosamente.
É comum haver ganho de peso com o tratamento?
Sim, mas o que ocorre na verdade é que antes, o metabolismo do indivíduo estava muito acelerado. Assim, se “gastava” mais do que o normal. Com o tratamento, isto “volta” ao normal.