O que é hipotiroidismo?
Hipotiroidismo é uma situação clínica em que há deficiência na produção ou na ação dos hormônios tireoidianos. Acomete cerca de 10% das mulheres (mais comuns no sexo feminino).
Quais são os sintomas do hipotiroidismo?
São vários: cansaço, fraqueza, sonolência (como se estivesse sem energia), indisposição, dores no corpo, sintomas depressivos, queda de cabelos, pele seca, pode levar a algum ganho de peso (embora o mais comum seja dificuldade para emagrecer), ressecamento intestinal (intestino preso), alteração de memória (esquecimento), fala lenta, inchaço na pálpebra, entre outros.
Qual a causa mais comum de hipotiroidismo?
A causa mais comum de hipotiroidismo primário (quando o problema está na tireoide) é por produção de anticorpo, um quadro que chamamos de tiroidite de Hashimoto. Estes anticorpos (anti-TPO e anti-tireoglobulina) acham que a tireoide “não é” do indivíduo e passa a “atacá-la”. Com isso, há redução progressiva da função.
Existe alguma medicação que possa levar a hipotiroidismo?
Sim, várias. A mais comum é o uso da amiodarona, uma medicação usada para arritmias (alteração do ritmo cardíaco).
Qual o tratamento do hipotiroidismo?
O tratamento do hipotiroidismo consiste no uso regular da medicação (levotiroxina). É muito importante o seguimento e o acompanhamento regular, pois muitas vezes precisamos ajustar a medicação.
Existem várias apresentações comerciais, pode-se tomar qualquer uma?
O ideal é sempre manter a mesma marca, pois pode haver diferença na absorção entre elas.
Quais os cuidados se deve ter ao fazer uso do hormônio tireoidiano (levotiroxina)?
O jejum é fundamental. Em média, esperar meia hora para se alimentar Não tomar junto com nenhuma outra medicação (absolutamente nenhuma) na mesma hora. Quando for colher exames, não ingerir a medicação antes da coleta do sangue.