Vitamina D

Vitamina D

Além de ajudar a fixar o cálcio nos ossos, quais as outras funções da Vitamina D?

Há ação da regulação no sistema imunológico, ação anti-inflamatória, como fator antineoplásico (anticancerígeno), ação no mecanismo de sinalização da insulina, entre outras.

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol por ser produzida a partir da exposição da pele aos raios solares. A metabolização dela é a mesma se a pessoa apenas faz a suplementação e não toma sol?

Na suplementação por medicação, ingerimos a forma já convertida, portanto, sem necessidade da conversão solar.

Em quais alimentos de origem vegetal a vitamina D pode ser encontrada?

Nosso organismo tem muita dificuldade de absorver a vitamina D de origem vegetal.

Por que a deficiência de vitamina D está relacionada à obesidade? Qual é o mecanismo do organismo que explica isso?

Os primeiros trabalhos que demonstraram uma correlação de vitamina D e obesidade foram através da observação de que obesos apresentavam menores níveis desta vitamina. Ainda não temos a resposta se a deficiência da vitamina D seria uma consequência ou um fator contribuinte adicional para obesidade.

A deficiência da vitamina também está ligada à síndrome metabólica. O que é essa síndrome? E qual a relação dela com a vitamina D? Por que a deficiência de vitamina D está associada à resistência à insulina? O que acontece clinicamente no organismo?

A Síndrome Metabólica (anteriormente denominada síndrome X) é caracterizada pela associação de fatores de risco para doenças do coração e vasos, além de diabetes. O problema principal nesta síndrome é a chamada "resistência insulínica". A insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas. Em indivíduos acima do peso, a insulina passa a ter dificuldade para agir, levando o pâncreas a produzir quantidades cada vez maiores deste hormônio, o que provoca um círculo vicioso e mais ganho de peso.

Por que muitas pessoas, inclusive em países tropicais como o Brasil, estão deficientes de vitamina D? Como resolver isso?

A vitamina D tem uma íntima relação com o sol, uma vez que são justamente os raios solares que incidem em nossa pele os responsáveis pela "ativação" desta vitamina. Mas como estamos cada vez menos expostos à luz solar (dentro de um escritório ou de casa, deslocando-se de um lugar para outro em carros, ônibus, trem ou metrô) os níveis de deficiência desta vitamina têm aumentado em todo mundo, mesmo em países tropicais como o Brasil. A solução para esta deficiência seria através de um programa mais ativo de suplementação de vitamina D nos alimentos e, para isto, os órgãos públicos possuem um papel central. Nos países nórdicos europeus, por exemplo, que apresentam programa de suplementação alimentar, observamos níveis de deficiência de vitamina D muito menores que no Brasil.

A deficiência de vitamina D apresenta sintomas?

A deficiência da vitamina D não apresenta sintomas específicos, só sabemos o nível de deficiência através da dosagem laboratorial (no sangue).

Tema(s) relacionado(s):