Endocrinologia

Endocrinologia

O que é Endocrinologia?

Endocrinologia é a especialidade clínica que estuda os hormônios e a forma como eles integram todo o organismo. Abrange diferentes faixas de idade, desde a infância (endocrinopediatria), estudando o crescimento, desenvolvimento e fases puberais, até a vida adulta, tratando diferentes distúrbios como diabetes, alterações de tireoide, colesterol ou pressão alta.

No envelhecimento, envolve o tratamento da queda das taxas hormonais, como menopausa e andropausa, até à prevenção e o tratamento de osteoporose. Sendo assim, a Endocrinologia é a especialidade que reconhece e trata os diferentes tipos de distúrbios hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural do organismo e proporcionando saúde e qualidade de vida.

Veja abaixo alguns dos temas abordados na ampla gama de atuação da endocrinologia.

  • Doenças da Tireoide
    Tireoide

    Tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, responsável pela produção de hormônios fundamentais ao funcionamento de todo o organismo. Embora as mulheres sejam as mais acometidas, tanto homens como crianças podem apresentar distúrbios da tireoide. As alterações da tireoide podem ser quanto:

    • Ao funcionamento: produção deficiente (hipotiroidismo) ou em excesso (hipertiroidismo)
    • À estrutura: nódulos ou câncer de tireoide. O diagnóstico das alterações e o acompanhamento devem ser feitos, preferencialmente, pelo endocrinologista.

    Leia mais sobre:


    "Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada" Clarice Lispector
  • Diabetes
    Diabetes

    O diabetes mellitus é um problema de saúde pública mundial, se considerarmos o número crescente de pessoas acometidas e os riscos relacionados. Consiste na dificuldade da ação (diabetes tipo 2) ou produção (diabetes tipo 1) da insulina.

    Antigamente, tínhamos uma divisão clara em que o indivíduo jovem sempre tinha o diabetes tipo 1 e o indivíduo mais idoso, o tipo 2.

    Atualmente, temos tido um número cada vez mais crescente de indivíduos jovens (até crianças e adolescentes) com diabetes tipo 2 decorrente do excesso de peso. O diabetes gestacional caracteriza-se pelo surgimento de alteração da glicemia no sangue no período gestacional. Atualmente, as alterações glicêmicas são as anormalidades endocrinológicas mais comuns na gestação. Pode chegar a 13% de ocorrência. No Brasil, estima-se, em média, ocorrência de 7,6% de diabetes gestacional.

    Leia mais sobre:


    "Decidir comprometer-se com resultados de longo prazo ao invés de reparos em curto prazo é tão importante quanto qualquer decisão que você fará em toda a sua vida." Anthony Robbins
  • Emagrecimento
    Emagrecimento

    A obesidade definida como um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30kg/m2, é uma doença crônica, de difícil tratamento com níveis crescentes por todo mundo.

    São diversas as alterações decorrentes do excesso de peso, dentre elas, destacam-se: diabetes, pressão alta, alteração de colesterol e triglicérides, caracterizando o que chamamos de síndrome metabólica, principal causa de mortalidade em todo mundo relacionada à doença cardiovascular (risco de infarto e derrame). Com isto, o emagrecimento, com medidas de reestruturação de estilo de vida tornam-se fundamentais.

    Leia mais sobre:


    "Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo." Carlos Drummond de Andrade

  • Osteoporose
    Osteoporose

    São várias as doenças endocrinológicas que podem alterar o metabolismo do cálcio e fósforo. Dentre elas, a mais comum e mais vista no dia-a-dia é a osteoporose, que se caracteriza por um osso mais frágil, com maior risco de fratura.

    Estimativas sugerem que cerca de 50% de todas as mulheres e 25% dos homens com mais de 50 anos já sofreram alguma fratura relacionada à osteoporose.

    Com o envelhecimento crescente da população, torna-se necessária a realização de densitometria óssea na rotina da investigação clinica para prevenção e tratamento não só da osteoporose, mas também dos estágios iniciais de perda de massa óssea (osteopenia).

    Leia mais sobre:


    "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." Charles Chaplin

  • Endocrinologia feminina
    Endocrinologia feminina

    As mulheres estão expostas, em todo o ciclo de vida, a diversas alterações hormonais. A endocrinologia feminina abrange várias alterações que vão desde as alterações de puberdade (leia mais em endocrinologia pediátrica) à menopausa (leia mais em endocrinologia do envelhecimento).

    Entre estes dois extremos, existem alterações hormonais que são diagnosticadas e tratadas pelo endocrinologista.

    Leia mais sobre:


    "Mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas." Vinícius de Moraes

  • Endocrinologia pediátrica
    Endocrinologia pediátrica

    A endocrinologia pediátrica é o segmento da endocrinologia que acompanha, diagnostica e trata os distúrbios associados ao crescimento e desenvolvimento.

    O crescimento é considerado um dos melhores indicadores de saúde de uma criança. Desvios da normalidade, tanto na altura como na velocidade de crescimento, podem indicar a presença de uma doença. Baixa estatura é um dos motivos mais frequentes de encaminhamento de uma criança ao endocrinologista.

    Já a puberdade compreende o período de transição entre infância e vida adulta, e é caracterizada pela maturação gonadal (ovários e testículos) com início da produção dos hormônios sexuais (estrógeno na menina e testosterona no menino). Além das mudanças físicas, este período do desenvolvimento humano é acompanhado por importantes modificações psicológicas.

    Leia mais sobre:


    "Oh! que saudades que tenho
    Da aurora da minha vida,
    Da minha infância querida
    Que os anos não trazem mais!"
    Casimiro de Abreu

  • Endocrinologia do envelhecimento
    Endocrinologia do envelhecimento

    O envelhecimento pode ser definido como o conjunto de processos fisiológicos e psicológicos que ocorrem progressivamente a partir da maturidade. Com o passar dos anos, as taxas hormonais, tanto no homem como na mulher, vão declinando progressivamente. Entender o que acontece neste processo, diagnosticar as deficiências hormonais e tratar quando indicado, são desafios da endocrinologia do envelhecimento.

    Leia mais sobre:


    "Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço. Meu tempo é quando." Vinícius de Moraes

  • Endocrinologia esportiva
    Endocrinologia esportiva

    Embora os níveis de obesidade estejam crescentes a cada ano, também aumenta o numero de indivíduos em busca de uma vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos. Com o intuito de se aperfeiçoar os resultados esperados, muitas vezes opta-se pelo uso de suplementos que vão desde a otimizar o gasto energético e utilização dos estoques de gordura corporal à reconstrução muscular pós esforço. O uso adequado dos diversos tipos de suplementos, analisando-se os riscos e as indicações depende de uma série de fatores que vão desde o nível de exercício envolvido até as contraindicações específicas de cada um deles.

    Leia mais sobre:


    "Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio." Albert Einstein

  • Demais temas em endocrinologia
    Outras doenças em endocrinologia

    A endocrinologia é uma área muito ampla. As alterações hormonais vão desde hipotiroidismo ou diabetes a doenças raras como alteração da adrenal ou na hipófise.

    Independente de estar frente a uma doença comum ou rara, o endocrinologista deve estar atento para lidar com os desafios inerentes à especialidade, o que faz com que a Endocrinologia seja tão desafiadora, mas ao mesmo tempo tão linda, empolgante e gratificante.

    Leia mais sobre:


    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." Thomas Edison